Legião urbana





Renato Russo em 1994.

História:

A banda foi formada em agosto de 1982, após a dissolução do Aborto Elétrico, grupo seminal da cena punk de Brasília, o qual também originou o Capital Inicial. Para compor, Renato Russo se inspirava em bandas como The Smiths, The Cure e Joy Division.

A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu em 5 de setembro de 1982 na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque, que contou com outras oito atrações, entre elas a da Plebe Rude, que abriu o palco para a Legião.

Em 23 de julho de 1983, a Legião faz no Circo Voador, Rio de Janeiro, um concerto que mudaria a história da banda. Após a apresentação, eles são convidados a gravar uma fita demo com a EMI. No ano seguinte entra o baixista Renato Rocha e começa então a gravação do primeiro disco.

O segundo álbum, Dois, foi lançado em 1986. O disco deveria ser duplo e se chamar Mitologia e Intuição, mas o projeto foi recusado pela gravadora, fazendo com que o disco saísse simples. Em seu começo é possível ouvir um pouco da canção “Será” envolto a ruídos de rádio e do hino da Internacional Socialista. É o segundo álbum mais vendido da banda, com mais de 1,2 milhão de cópias, e considerado por muitos o mais romântico. Tempo Perdido” fez um grande sucesso e se tornou num dos clássicos da Legião. [track artist=Legião Urbana]Eduardo e Mônica, Índios e Quase Sem Querer também fizeram sucesso.

Que País É Este 1978/1987 pode ser considerada a primeira coletânea feita pela banda de Brasília, embora todas as faixas tivessem sido regravadas e produzidas para este álbum e em estúdio. Este material foi programado para entrar no antigo projeto Mitologia e Intuição, que foi abortado pela gravadora.
 

O álbum As Quatro Estações de 1989 é considerado por muitos o melhor trabalho deles, além de conter o maior número de hits: são onze canções, das quais pelo menos nove foram tocadas incessantemente nas rádios. É o álbum mais vendido da Legião, com mais de 1,7 milhão de cópias, é também considerado o disco mais ”. O baixista Renato Rocha tocou com o trio nos três primeiros álbuns e chegou a gravar o baixo de algumas faixas desse álbum, mas acabou por deixar o grupo devido a desentendimentos com os outros membros. As linhas de baixo originalmente gravadas por Rocha foram regravadas por Dado e Renato, que se revezaram nos baixos e guitarras.

Lançado em Novembro de 1991, V é o disco mais melancólico. Renato estava em um momento complicado de sua vida, com a descoberta de que era soropositivo um ano e meio antes, os problemas no relacionamento com o namorado americano, Robert Scott Hickman, e o alcoolismo. O álbum é recheado de canções atípicas para os “padrões” da banda. A atmosfera de Metal Contra As Nuvens, com seus mais de onze minutos de duração, é um dos destaques, assim como a densa A montanha mágica, a crítica social de O Teatro Dos Vampiros e a melancólica Vento No Litoral. Para boa parte dos fãs mais fervorosos, esta é a obra-prima da Legião Urbana.

Fim da banda:

O último concerto da Legião Urbana aconteceu em 14 de janeiro de 1995, na casa de apresentações “Reggae Night” em Santos, litoral do estado de São Paulo. No mesmo ano, todos os discos de estúdio da banda até 1993 foram remasterizados no lendário estúdio britânico Abbey Road Studios, em Londres, famoso por vários discos dos Beatles; e lançados em uma lata, intitulada “Por Enquanto 1984-1995”. A lata também incluía um pequeno livro, com um texto escrito pelo antropólogo Hermano Vianna, irmão do músico

O fim oficial da banda aconteceu em 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do mentor, líder e fundador da banda. Renato Russo faleceu 21 dias após o lançamento de A Tempestade, no dia 11 de Outubro de 1996.

Uma Outra Estação foi um álbum póstumo. A idéia original era de que A Tempestade fosse um álbum duplo. Como saiu simples, as sobras de estúdio foram compiladas nesse álbum de 1997. Canções como Clarisse ficaram de fora do álbum anterior por desejo do próprio Renato, que a considerava com uma temática muito pesada. A letra da canção Sagrado coração consta no encarte porém não possui registro da voz de Renato. O álbum conta com participações especiais como Renato Rocha, baixista dos primeiros discos da Legião, e Bi Ribeiro, baixista dos Paralamas do Sucesso ....

Tempo perdio

   C                   Am7
Todos os dias quando acordo,
Bm                Em
Não tenho mais o tempo que passou
           C          Am7
Mas tenho muito tempo
       Bm              Em
Temos todo o tempo do mundo.
C              Am7
Todos os dias antes de dormir,
Bm                           Em
Lembro e esqueço como foi o dia:
  C                Am7
"Sempre em frente,
     Bm               Em
Não temos tempo a perder."
         C          Am7
Nosso suor sagrado
            Bm
É bem mais belo que esse
                Em
        sangue amargo
      C      Am7
E tão sério
     (Bm   Em)
E selva...gem.
    (Bm  Em)      (Bm  Em)
Selva...gem,  selva...gem.
       Em               Em
E|----0-0-----14---------0-0-----14-14---|
B|----0-0---15--15-------0-0---15-----15-|
G|----0-0-14------14-----0-0-14----------|
D|---------------------------------------|
A|-2-----------------2-------------------|
E|-0-----------------0-------------------|
       Em             Em
E|-0-0-----14--------0-0-----14----14b-|
B|-0-0---15--15------0-0---15--15--15b-|
G|-0-0-14------14----0-0-14------------|
D|-------------------------------------|
A|----------------2--------------------|
E|----------------0--------------------|
C                    Am7          Bm
Veja o sol dessa manhã tão cinza
          Em                  C
  A tempestade que chega é da cor
                       Am7
        dos teus olhos
           Bm     Em
        casta.....nhos.
            C         Am7
Então me abraça forte    e me
        Bm
        diz mais uma vez
          Em       C        Am7
Que já estamos distantes de tudo
Bm                  Em
Temos nosso próprio tempo.
Bm                  Em
Temos nosso próprio tempo.
Bm                  Em
Temos nosso próprio tempo.
     C         Am7
Não tenho medo do escuro,
Bm         Em        C    Am7
   mas deixe as luzes acesas
         Bm     Em
        ago.....ra.
       C                 Am7
O que foi escondido é o que se escondeu
         Bm
E o que foi  prometido,
            Em       D
        ninguém prometeu.
         C             Am7
Nem foi tempo perdido.
           Bm     Em
Somos tão jo.....vens.
     Bm      Em
tão jo.....vens.
      Bm    Em
tão jo.....vens.